Notícias
Fique a par.
Conheça as histórias que importam.
Oficina colabora com a AMAL no desenvolvimento do projeto RuralSilverHubs
A Oficina foi convidada pela AMAL, Comunidade Intermunicipal do Algarve, para prestar apoio técnico ao projeto RuralSilverHubs. Esta colaboração enquadra-se na atividade 1.2, dedicada à criação de grupos de agentes territoriais que irão contribuir para a elaboração da estratégia e do plano de ação regional.
Instrumentos de Planeamento da Rede Social de Lagoa aprovados em Assembleia Municipal
A atualização dos instrumentos de planeamento da Rede Social de Lagoa decorreu entre novembro de 2024 e setembro de 2025, resultado de um trabalho continuado de recolha de informação, análise e concertação entre os diferentes parceiros locais.
Projeto CoParticipation teve início em setembro
O primeiro dia de setembro de 2024 marcou o arranque do projeto CoParticipation – Plataforma de Próxima Geração para suporte de Processos Participativos, que conta com uma parceria multidisciplinar.
ECO-Estarreja prepara a fase de votação de projetos cocriados com a comunidade
O Município de Estarreja encontra-se a preparar, com apoio da Associação Oficina, a próxima fase da iniciativa piloto ECO, que implicará a votação de propostas pelos munícipes.
OFICINA RECEBEU COMITIVA DA ESLOVÉNIA
A Oficina recebeu, em Lisboa, uma comitiva do Ministério da Administração Pública da Eslovénia, que esteve de visita ao nosso país para conhecer o trabalho que temos desenvolvido no domínio da participação pública.
OFICINA DINAMIZA FORMAÇÃO PARA A REDE SOCIAL DE CASCAIS
Entre os dias 18 e 27 de novembro, a Oficina promoveu o curso de formação “A Participação como Forma de Inclusão”, dirigido às entidades que integram a Rede Social de Cascais.
URMEIRA COSTURA MEMÓRIAS E BORDA FUTUROS EM LIVRO COLETIVO
A comunidade da Urmeira, em Odivelas, foi palco de uma celebração comovente: a apresentação do livro “Costurando Memórias, Bordando Futuros na Urmeira”, resultado do trabalho desenvolvido no âmbito da Operação Integrada Local em curso, coordenado pela Câmara Municipal de Odivelas, com a colaboração da Oficina.
URMEIRA A PEDALAR: O SONHO DE UM JOVEM QUE SE TORNOU REALIDADE
A comunidade voltou a mostrar a força da participação cidadã com a concretização do projeto “Urmeira a Pedalar”, um dos investimentos vencedores da segunda edição do Orçamento Participativo Urmeira Decide.
GUIA “CIDADANIA EM AÇÃO” PRETENDE APROXIMAR CIDADÃOS DA VIDA PÚBLICA
Foi apresentado publicamente, no âmbito da Festa da Juventude 2025 de Tavira, o Guia de Cidadania em Ação. Esta publicação tem como objetivo explicar, de forma acessível e rigorosa, o que significa ser cidadão em Portugal, como funciona o Estado e quais as oportunidades de participação na vida pública.
ESCOLA DE VERÃO “CIDADANIA COM FUTURO” JUNTOU JOVENS DE TODO O PAÍS
Entre os dias 2 e 5 de setembro, decorreu a Escola de Verão “Cidadania com Futuro”, uma iniciativa da Fundação Calouste Gulbenkian, organizada pela Oficina.
Tratou-se de uma experiência imersiva de quatro dias que permitiu criar espírito de grupo, motivação e sementes de participação cívica.
SANTIAGO DE COMPOSTELA VAI ACOLHER O 8º ENCONTRO IBÉRICO DE ORÇAMENTOS PARTICIPATIVOS
Santiago acolherá, em 2026, o 8º Encontro Ibérico de Orçamentos Participativos, um evento que reunirá representantes de diferentes municípios e especialistas em democracia participativa de Espanha e Portugal.
ODEMIRA AVANÇA COM A CRIAÇÃO DE UM SISTEMA MUNICIPAL DE PARTICIPAÇÃO
O Município de Odemira deu um novo passo na consolidação de uma governação mais próxima, transparente e aberta à cidadania. A condução técnica deste processo está a cargo da Oficina, que com a sua vasta experiência na conceção, implementação e avaliação de processos participativos, se constitui como parceira estratégica do Município nesta iniciativa.
DÊ NOVA VIDA À SUA BICICLETA!
A Câmara Municipal de Odivelas e a Oficina estão a mobilizar os moradores da Urmeira para uma nova aventura sobre rodas. A iniciativa apela à doação de bicicletas usadas, em bom ou mau estado, que serão recuperadas e entregues a jovens do bairro no âmbito de diferentes atividades programadas para este verão.
Sementes para a Participação: Jardins Alimentares e Resiliência Climática em Tavira
Esta semana conta com o lançamento do vídeo documental sobre a iniciativa piloto “Jardins Alimentares de Tavira“, no âmbito do projeto PHOENIX.
ESTÃO ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA A “ESCOLA DE VERÃO – CIDADANIA COM FUTURO”
Até 25 de julho decorre a fase de candidaturas à Escola de Verão “Cidadania com Futuro”, dirigida a jovens dos 18 aos 25 anos que querem participar ativamente na sociedade e munir-se de ferramentas para atuar com impacto nas suas comunidades.
A OFICINA VAI ORGANIZAR A ESCOLA DE VERÃO DA FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN
A Oficina foi a entidade escolhida pela Fundação Calouste Gulbenkian para conceber, organizar e dinamizar a Escola de Verão marcada para os dias 2 a 5 de setembro deste ano. Essa terá como título “Cidadania com Futuro” e reunirá 15 jovens de todo o país, que serão selecionados através de uma convocatória pública a ser lançada na próxima semana.
NOVA VISÃO PARA A PARTICIPAÇÃO JOVEM EM PORTUGAL
O Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P. (IPDJ) lançou as Linhas Estratégicas para a Promoção da Participação Jovem em Portugal, um documento orientador que propõe uma visão renovada, transversal e ambiciosa para o fortalecimento da participação cívica, social, cultural e política das novas gerações.
VALONGO AVANÇA COM SISTEMA MUNICIPAL DE PARTICIPAÇÃO
Teve lugar, nos dias 25 e 26 de junho, uma sessão de trabalho com cerca de quarenta representantes de diversos serviços da Câmara Municipal de Valongo, dedicada ao diagnóstico e reforço das iniciativas de participação pública.
PHOENIX realiza ação de advocacia política em Bruxelas
O início deste mês de junho ficou marcado pela ida do consórcio e participantes do projeto PHOENIX a Bruxelas para apresentar a decisores políticos e a representantes de instituições da sociedade civil um conjunto de recomendações para fomentar a participação na transição verde.
PLANO MUNICIPAL DE JUVENTUDE DE ALMADA FOI APROVADO
O Plano Municipal de Juventude de Almada (PMJA) 2025–2028 é uma iniciativa estratégica que visa promover o pleno desenvolvimento das pessoas jovens do concelho, reconhecendo a sua importância como agentes de mudança e protagonistas na sociedade. Este plano abrange um conjunto de ações que procuram responder às expectativas e aos interesses da juventude de Almada.