Sementes para a Participação: Jardins Alimentares e Resiliência Climática em Tavira

Esta semana fica marcada pelo lançamento do vídeo documental “Tavira - Cultivar a resiliência: jardins alimentares para a adaptação climática” (Tavira - Cultivating resilience: food gardens for climate adaptation), no âmbito do projeto PHOENIX - Rising Citizens Voices for a Greener Europe.

O vídeo conta com o testemunho dos vários interlocutores envolvidos na implementação dos Jardins Alimentares de Tavira. Este processo participativo, dinamizado e facilitado pela Associação Oficina, contou com um vasto envolvimento da comunidade Tavirense, em estreita colaboração com os diversos serviços do Município. Esse trabalho conjunto decorreu desde a fase inicial, de elaboração do regulamento municipal, que veio estabelecer as regras e princípios desta iniciativa, e possibilitar a atribuição posterior dos espaços de cultivo aos cuidadores.

É possível assistir também, no vídeo, ao relato sobre o impacto dos Jardins Alimentares de Tavira, nomeadamente em resposta a algumas das principais preocupações associadas às alterações climáticas e sustentabilidade no concelho: o aumento das temperaturas e do nível das águas, as consequentes inundações, os cada vez mais longos períodos de seca, e a importância da produção e alimentação local e sustentável como forma de mitigar esses efeitos, e de aumentar a resiliência do território.

Assista ao vídeo completo e descubra como a população de Tavira está a construir um futuro mais resiliente e participativo através dos Jardins Alimentares.

Para mais informações sobre o vídeo e sobre o projeto PHOENIX, basta visitar o website oficial do mesmo, clicando aqui.

Próximo
Próximo

ESTÃO ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA A “ESCOLA DE VERÃO – CIDADANIA COM FUTURO”