“Hope for Democracy” continua a correr o mundo

O livro Hope for Democracy continua a viajar pelo mundo. Desta vez foi apresentado em Cascais, Portugal, no dia 16 de outubro, no âmbito do encontro anual de duas redes internacionais promovidas pelo Banco Mundial, nomeadamente a Global Initiative for Fiscal Transparency (GIFT) e a Public Expenditure Management Peer-Assisted Learning (PEMPAL).

A apresentação ocorreu no âmbito de uma mesa-redonda coordenada por Nelson Dias e que reuniu as três iniciativas nacionais de orçamento participativo promovidas pelo Governo português.

O evento teve lugar na Nova SBE e contou com a presença de cerca de 80 participantes, sendo estes provenientes de 40 países dos cinco continentes.
A GIFT é uma rede global que visa facilitar o diálogo entre governos, organizações da sociedade civil, instituições financeiras internacionais e outros atores interessados, com o objetivo de encontrar soluções para os desafios da transparência fiscal e da participação pública.

A PEMPAL representa um esforço multilateral para o desenvolvimento de capacidades e partilha de experiências de reforma entre os países da Ásia Central e da Europa Central e Oriental. A iniciativa, lançada pelo Banco Mundial em 2005, visa procurar soluções para o gasto eficaz e transparente de recursos públicos. Trata-se, assim, de uma plataforma concebida para apoiar o reforço da capacidade interna dos governos ao nível da gestão financeira e das despesas públicas.

​A apresentação e distribuição do livro neste fórum permitiu que o mesmo viajasse (fisicamente) para países dos cinco continentes, chegando a interlocutores com responsabilidades políticas em instâncias governamentais, bem como em organizações internacionais.

Anterior
Anterior

Odemira vai criar Plano Municipal de Participação

Próximo
Próximo

Cascais criou Academia de Cidadania Inteligente