ECO-Estarreja prepara a fase de votação de projetos cocriados com a comunidade
O Município de Estarreja encontra-se a preparar a próxima fase da iniciativa piloto ECO, que implicará a votação de propostas pelos munícipes.
A iniciativa piloto ECO - Estarreja Colaborativa e Orientadora, promovida pelo Município de Estarreja no âmbito do projeto europeu TRANS-Lighthouses, chegou ao final da 2ª Fase, de Codesenho de soluções baseadas na natureza.
A Associação Oficina tem apoiado a equipa do Município neste projeto, em particular na concepção e dinamização do processo participativo que visou, ao longo deste ano de 2025, envolver a comunidade no diagnóstico e na criação colaborativa de medidas e ações que visem abordar desafios identificados, com enfoque particular nas questões do ambiente e sustentabilidade.
Em termos quantitativos, a 1ª fase, de diagnóstico participado, implicou a realização de:
6 Sessões participativas para a comunidade nas várias freguesias e localidades de Estarreja;
1 sessão concelhia dirigida às entidades com atuação no concelho;
1 sessão interna que envolveu representantes de vários serviços municipais.
No total, 188 participantes propuseram 35 medidas e 285 ações nestas sessões, ideias que foram posteriormente sujeitas a análise técnica pelos serviços municipais, tendo sido priorizadas para co-desenho, na Fase 2, aquelas que melhor se enquadravam no âmbito temático do projeto. Assim, um pacote de 17 medidas e de 99 ações transitaram, por decisão do Município, para a Fase 2, que implicou a realização de uma sessão de cocriação de soluções no dia 28 de junho, no Eco Parque Empresarial de Estarreja.
Esta última sessão participativa do ano corrente, teve a finalidade de priorizar, novamente com o apoio da comunidade, as medidas e ações mais pertinentes, procedendo ao seu desenvolvimento e melhoria. Este passo foi de enorme importância, já que permitiu aos munícipes interessados continuar a trabalhar sobre as soluções apontadas, de forma a que estas fossem melhor priorizadas, organizadas e detalhadas, um aspeto essencial para que os serviços do Município pudessem tomar decisões sobre as mesmas posteriormente.
Nesse dia, graças ao trabalho dos 35 participantes que, com empenho, se debruçaram e decidiram sobre as soluções em cima da mesa, resultaram um total de 23 propostas finais. Estas encontram-se, de momento, em análise técnica de viabilidade pelos serviços municipais que, considerando os propósitos e condições do ECO-Estarreja, chegará a uma lista final de projetos que, devidamente orçamentados e definidos, possam vir a ser colocados em votação numa terceira etapa.
Na fase de votação, caberá à comunidade decidir que projeto ou projetos deverão ser implementados até ao final de 2026, dentro de um valor orçamental que será definido e disponibilizado pelo Município, e a seu tempo comunicado.
Todo este processo tem contado com total empenho por parte dos atores locais em todas as fases, sendo gerido com transparência e num diálogo próximo entre Município e cidadãos. Dessa forma, todos os relatórios de resultados das sessões realizadas, bem como a identificação das soluções apontadas, se encontram disponíveis para consulta na página de internet desta iniciativa, em https://eco-estarreja.pt/#arquivo .