URMEIRA A PEDALAR: O SONHO DE UM JOVEM QUE SE TORNOU REALIDADE

A comunidade voltou a mostrar a força da participação cidadã com a concretização do projeto “Urmeira a Pedalar”, um dos investimentos vencedores da segunda edição do Orçamento Participativo Urmeira Decide.

Esta é uma iniciativa que dá voz aos moradores, permitindo-lhes propor e escolher projetos que respondam às necessidades e aspirações da comunidade. Foi neste contexto que, com apenas 12 anos, o jovem Fabiano Santos apresentou uma ideia. O seu sonho era simples, mas poderoso: que todos os seus amigos e vizinhos tivessem uma bicicleta, para que pudessem sentir a mesma liberdade que ele experimenta ao pedalar pelas ruas da Urmeira. Autodidata desde pequeno, Fabiano aprendeu a reparar bicicletas por iniciativa própria e transformou essa paixão em inspiração para toda a comunidade.

O projeto foi dinamizado em conjunto pela Oficina e pela Drive Impact, tendo como público-alvo jovens entre os 12 e os 20 anos que para receberem uma bicicleta (usada), adquirida pela organização, teriam de concluir com aproveitamento uma formação teórico-prática. Esta vertente pedagógica garantiu que, além de acesso a um meio de transporte, os jovens adquirissem competências de mobilidade sustentável e manutenção das suas próprias bicicletas, tendo sido os próprios a reparar a totalidade das bicicletas envolvidas no projeto.

Paralelamente, foi lançada uma campanha de doação de bicicletas, destinada às crianças e jovens que participaram nas Marchas e nas Férias Infantis da Urmeira, projetos igualmente vencedores do Urmeira Decide. O resultado superou todas as expetativas. Foram angariadas 24 bicicletas, posteriormente distribuídas pela comunidade infantojuvenil da Urmeira. Este evento de economia circular demonstrou, a todos os envolvidos, a importância da reutilização de objetos que, apesar de poderem estar em fim de vida ainda podem gerar valor. O Urmeira a Pedalar permitiu também aumentar a autonomia das crianças e jovens e reforçar hábitos de mobilidade sustentável e saudável.

Os impactos desta iniciativa não se ficam por aqui, a formação teórico-prática fornecida pela Cíclopes permitiu que a Yara Sacata, uma das jovens participantes no projeto, realizasse um estágio numa oficina de bicicletas, resultado direto da experiência adquirida.

O Urmeira Decide é desenvolvido ao abrigo do Programa Comunidades em Ação, financiado pelo PRR, que conta como parceiros executores a Câmara Municipal de Odivelas e a União de Freguesias Pontinha Famões.

Próximo
Próximo

GUIA “CIDADANIA EM AÇÃO” PRETENDE APROXIMAR CIDADÃOS DA VIDA PÚBLICA