
Notícias
Fique a par.
Conheça as histórias que importam.

Estratégia local de habitação de São Brás de Alportel foi aprovada por unanimidade
Este documento suporta a política municipal de maior expressão orçamental na história da autarquia, contribuindo para cumprir um direito constitucionalmente consagrado e melhorar de forma muito direta e significativa as condições de vida da população.

Arrancou o Projeto PHOENIX
PHOENIX é o acrónimo de Participation in HOlistic ENvironmental / Ecological Innovations e emerge do desejo de propor um novo começo para os processos participativos, depois de um período de forte crise pandémica.

Municipalities create game to assess the inclusive nature of Civic Participation Practices
"Who Participates?" This is the name of the game that will be made available to members of the Portuguese Network of Participatory Municipalities so that they can carry out a self-diagnosis exercise on the inclusive nature of the participation practices they develop.

Autarquias criam jogo para avaliar o carácter inclusivo das Práticas de Participação Cívica
“Quem Participa?” É este o nome do jogo que será disponibilizado aos membros da Rede de Autarquias Participativas para que possam realizar um exercício de autodiagnóstico sobre o caráter inclusivo das práticas de participação que desenvolvem.

Plano de Ação da Rede Social de Olhão para o ano de 2022 foi aprovado
O Plano de Ação (PA) da Rede Social de Olhão, para o ano de 2022, foi apresentado e aprovado no âmbito da sessão plenária do Conselho Local de Ação Social, que decorreu no dia 8 de fevereiro.

Oficina dinamizou workshop sobre “Mapa Comunitário”
Ação visou a capacitação de grupos de cidadãos que se encontram a preparar candidaturas ao Programa Reinvente o Seu Bairro, promovido pelo Município de Cascais.

Moradores dos bairros De Quarteira decidiram e os projetos foram executados
Estão concluídos os projetos decididos pelos moradores dos bairros do IGAPHE, da Checul, da Abelheira e da Amendoeira, no âmbito dos respetivos processos do Orçamento Participativo.

Foi eleita a nova Presidência da Rede de Autarquias Participativas
Depois de um período para a apresentação de listas, decorreu entre os passados dias 20 e 22 de dezembro a votação para a eleição da nova Presidência a Rede. Essa terá um mandato de dois anos, entre janeiro de 2022 e dezembro de 2023.

IPDJ e oficina vão elaborar estratégia de Participação Jovem
O Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P. (IPDJ) convidou a Oficina para a elaborar as linhas estratégicas para a promoção da participação jovem em Portugal.

Pandemia travou e virtualizou Orçamentos Participativos no mundo
Atlas Mundial indica que mais de metade dos orçamentos participativos foram suspensos durante a pandemia, ao mesmo tempo que se reforçou a tendência de migração destes processos para as plataformas digitais. Portugal afirmou-se como referência mundial ao longo da última década.

Moradores da Checul recebem Mapa do Bairro
A criação de um mapa do bairro é o projeto vencedor do orçamento participativo na Checul. Este surge para responder a um problema sentido pelos moradores, que em situações de emergência têm dificuldades em comunicar às autoridades a localização exata das respetivas habitações.

Parceiros "Inova Juntos" reuniram em Lisboa
Decorreu esta semana, em Lisboa, o primeiro encontro presencial do projeto Inova Juntos, que reuniu representantes da Confederação Nacional de Municípios brasileiros, do Centro de Estudos Sociais, da Oficina e das entidades portuguesas beneficiárias da cooperação entre os dois países.

“Olhar Quarteira” desafia voluntários a monitorizar o espaço público
Olhar Quarteira foi o nome escolhido para um projeto inovador, no âmbito do qual os cidadãos quarteirenses vão ter um papel fundamental na melhoria do espaço público e na promoção da qualidade de vida da freguesia.

Oficina realiza diagnóstico habitacional da População Migrante em Odivelas
O concelho de Odivelas é marcado pela forte presença de residentes estrangeiros. Nas últimas décadas, um conjunto de fenómenos associados aos processos migratórios conduziu a um incremento da população imigrante no município e nos territórios vizinhos na ordem dos milhares.

Atlas Mundial dos Orçamentos Participativos vai ser apresentado em dezembro
Depois do sucesso da primeira edição, apresentada em 2019, chegou finalmente o momento de dar a conhecer os dados mais atuais dos Orçamentos Participativos (OP) no mundo.

The World Atlas of Participatory Budgeting will be unveiled in December
After the success of the first edition, launched in 2019, the time has finally come to disclose the most up-to-date data on Participatory Budgeting (PB) in the world.

Municípios portugueses e brasileiros iniciam sessões de cooperação
Depois dos processos seletivos no Brasil e em Portugal e de breves apresentações das entidades dos dois países, a cooperação Inova Juntos entrou numa nova fase, que prevê a realização de treze sessões de cooperação até ao final do ano.

Projeto “Olhão + Igual” é um dos vencedores da segunda edição do Programa Civic Europe
A Oficina é a única entidade europeia a obter a aprovação de dois projetos em dois concursos anuais consecutivos da incubadora social alemã Civic Europe. Na edição de 2020/2021, esta entidade aprovou 19 ideias, assim designadas, num universo de 841 candidaturas, tendo a Associação sido uma das contempladas com o apoio atribuído à iniciativa "Quarteira Decide".

Chegou o Programa "Reinvente o seu Bairro"
Reinvente o seu bairro é um novo programa da Câmara Municipal de Cascais, que disponibiliza recursos para a concretização de projetos cocriados por grupos de munícipes vizinhos, com o intuito de qualificar a zona onde habitam, estudam ou trabalham e de melhorar a vivência desse território. Os projetos são apoiados através de um processo de candidatura, apresentada por grupos de cidadãs(ãos), cujos representantes participam previamente em ações de capacitação realizadas no âmbito do programa.

Plano Nacional para a Juventude está a auscultar jovens
A Resolução do Conselho de Ministros nº 114-A/2018, de 4 de setembro de 2018, aprovou o Plano Nacional para a Juventude 2018-2021 (PNJ), coordenado pelo Instituto Português do Desporto e Juventude, enquanto instrumento político que visa promover a transversalidade das políticas de juventude e reforçar a proteção especial dos direitos das pessoas jovens, conforme recomendado no nº1, do artigo 70.º, da Constituição da República Portuguesa.