Vânia Martins

Licenciada em Educação e Intervenção Comunitária em 2008, e Mestre em Educação Social desde 2013, pela Universidade do Algarve.

Desenvolveu, ao longo do seu percurso de estudante, afinidade e proximidade com o mundo associativo, envolvendo-se desde cedo em iniciativas de voluntariado, em particular concebendo e dinamizando ações de educação não formal com recurso a metodologias participativas, em particular dirigidas a crianças e jovens. 

Durante dez anos integrou a equipa da Associação In Loco, trabalhando em projetos de desenvolvimento local, cidadania e educação para a sustentabilidade.

É desde 2022 professora assistente convidada no Curso de Ciências da Educação e Formação da Universidade do Algarve, onde tem orientado unidades curriculares dedicadas ao desenvolvimento de processos formativos, educativos e de intervenção. Mais recentemente, integrou também o ensino de “Aprendizagem em Serviço”, uma unidade curricular que promove o desenvolvimento de competências cívicas, desafiando os estudantes a conceber e implementar projetos que respondam a necessidades reais da comunidade, em colaboração com organizações da sociedade civil.

É gestora de projetos em matérias de cidadania e de participação pública na Associação Oficina de Planeamento e Participação desde 2024, colaborando na conceção de ferramentas e de processos participativos através de projetos de âmbito internacional e de serviços de consultoria.

Destaca-se a participação nos projetos PHOENIX - The rise of citizens voices for a Greener Europe, e Co-Participation - Plataforma de Próxima Geração para suporte de Processos Participativos, onde foi corresponsável pela dinamização de iniciativas piloto que visam testar inovações democráticas em territórios portugueses, algumas delas com recurso a plataformas digitais e modelos mistos de participação.

Em 2024, foi responsável e coautora das normas técnicas “Linhas Estratégicas para a Promoção da Participação Jovem”, uma iniciativa promovida pelo Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P.

É consultora de diversos municípios portugueses na conceção, dinamização e avaliação de processos participativos, em particular, mais recentemente, algumas iniciativas inovadoras no contexto nacional, como o ECO - Estarreja Colaborativa Orientadora, o Sistema de Participação da Rede Social de Cascais e o Ecossistema de Participação de Odemira.

Tem apoiado várias organizações no desenho e na dinamização de laboratórios, workshops e outras ações que visem estimular a reflexão, a cocriação de ideias e soluções, e a partilha de conhecimentos.

É formadora em ações e-learning e presenciais sobre participação pública e metodologias participativas, dirigidas a autarquias e a entidades de intervenção social.

Foi coorganizadora e formadora da iniciativa "Escola de Verão - Cidadania com Futuro", a primeira ação de capacitação residencial sobre participação e cidadania dirigida aos jovens, promovida pela Fundação Calouste Gulbenkian, em 2025.

Integra atualmente a direção da Associação Oficina.

Anterior
Anterior

Nelson Dias

Próximo
Próximo

Simone Júlio