PROJETO RURALSILVERHUBS TRAÇA DIAGNÓSTICO TERRITORIAL DO ALGARVE

O projeto europeu RuralSilverHubs tem como objetivo a promoção de soluções inovadoras e sustentáveis centradas na população com 55 ou mais anos. A iniciativa atua em territórios rurais de Portugal, Espanha e França, respondendo a desafios como o envelhecimento demográfico, a baixa densidade populacional e a escassez de serviços essenciais. A AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve é uma das entidades parceiras deste projeto cofinanciado pelo FEDER através do Programa Interreg SUDOE.

Após uma fase preparatória, o projeto avançou para o terreno, com a realização de uma reunião online no dia 30 de janeiro de 2026. Para o efeito, a AMAL enviou um convite formal a uma lista de entidades consideradas essenciais para o sucesso de um projeto desta natureza. Responderam a este repto 26 pessoas de 12 entidades distintas. Esta primeira reunião teve como finalidade explicar os objetivos e as atividades principais do projeto, bem como averiguar o interesse dos participantes em fazer parte do Grupo de Suporte Local do Algarve, essencial para avançar com o processo de cocriação, capacitação local, dinamização de Laboratórios de Inovação Social e Digital e na criação de Observatórios da Silver Economy.

Este encontro serviu também para apelar ao preenchimento de um questionário que visa traçar um diagnóstico da economia prateada no Algarve. O conhecimento do território é essencial para avançar para as próximas etapas do projeto.

Caso tenha interesse pelo tema em apreço convidamos ao preenchimento do questionário em questão e a difundir o mesmo, bastando clicar aqui.    

Anterior
Anterior

COPARTICIPATION LANÇA CALL PARA INICIATIVAS PILOTO DE PARTICIPAÇÃO PÚBLICA

Próximo
Próximo

A Rede Social de Cascais está a usar a participação para combater a exclusão social