
Notícias
Fique a par.
Conheça as histórias que importam.

Covid-19: autarquias lançam Prémio de Cidadania para jovens
A vigência do estado de emergência e a necessidade de recolhimento social da população portuguesa implicaram o cancelamento, adiamento ou reajustamento das práticas de participação cidadã promovidas pela esmagadora maioria das autarquias portuguesas.

Conheça o Nº 2 do Boletim em Rede
Esta edição do Boletim é publicada num contexto muito particular. A Organização Mundial de Saúde qualificou, no passado dia 11 de março, a Covid-19 como uma pandemia internacional, constituindo uma calamidade pública.

São 12 os concorrentes à 5ª edição do Prémio de Boas Práticas de Participação
A Rede de Autarquias Participativas (RAP) lançou em janeiro deste ano a 5ª edição do Prémio Boas Práticas de Participação. De caráter anual, esta iniciativa visa constituir-se como um incentivo à implementação, disseminação e valorização de práticas inovadoras de democracia participativa desenvolvidas em Portugal.

Biblioteca Humana apresentada em Guia Metodológico
O conceito de Biblioteca Humana (BH) surgiu em Copenhaga, no ano 2000. Imediatamente após um crime de ódio, a associação Foreningen Stop Volden – que trabalhava com jovens para promover a cidadania ativa em relação à prevenção de situações de violência – organizou diversas atividades no âmbito do Festival Roskilde, o maior evento de música da Dinamarca. Entre essas contava-se a BH.

Construir uma escola de forma participativa
A Câmara Municipal de Cascais abriu um concurso público para a elaboração do projeto da nova Escola de Cascais, tendo este sido ganho por um consórcio composto por Pedro Matos Gameiro Arquitecto lda + Bugio II – arquitectura unipessoal lda.

Atores locais debatem Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
O ano de 2015 ficará na história como o momento da definição da Agenda 2030, constituída por 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Qualidade dos Orçamentos Participativos vai poder ser medida
Portugal, através da Rede de Autarquias Participativas (RAP), foi pioneiro a nível mundial na criação de uma Carta de Qualidade dos Orçamentos Participativos.

Foi eleita a nova Presidência da Rede de Autarquias Participativas
Decorreu na passada semana a eleição da Presidência da Rede de Autarquias Participativas. A única lista candidata traz algumas novidades, entre as quais se destaca:

Orçamento Participativo de Cascais ultrapassa os 10 milhões de euros
Decorreu na passada quinta-feira, 28 de novembro, a cerimónia pública de apresentação dos projetos vencedores da 9ª edição do Orçamento Participativo de Cascais.

Procuram-se voluntários para traduzir o Atlas Mundial dos Orçamentos Participativos
O Atlas foi apresentado há precisamente um mês, no decorrer na Academia de Cidadania Inteligente, em Cascais, e conta neste momento com cerca de 700 downloads, efetuados a partir de todos os continentes.

Nasceu o Atlas Mundial dos Orçamentos Participativos
O Atlas Mundial dos Orçamentos Participativos foi apresentado publicamente no passado dia 17 de outubro de 2019, no âmbito da Academia de Cidadania Inteligente, na Nova SBE, em Cascais.

Resultados da 3ª edição do OPJovem já são conhecidos
A edição de 2019 contou com um total de 232 projetos em votação, de sete áreas temáticas distintas: educação formal e não formal, emprego, habitação, saúde, ambiente e desenvolvimento sustentável, governança e participação, igualdade e inclusão social. Esta fase decorreu entre 22 de junho e 4 de agosto, possibilitando aos jovens entre os 14 e 30 anos de idade, votar no seu projeto favorito através de SMS e da plataforma.

Lei de Bases da Habitação entra em vigor a 1 de Outubro
A edição de 2019 contou com um total de 232 projetos em votação, de sete áreas temáticas distintas: educação formal e não formal, emprego, habitação, saúde, ambiente e desenvolvimento sustentável, governança e participação, igualdade e inclusão social. Esta fase decorreu entre 22 de junho e 4 de agosto, possibilitando aos jovens entre os 14 e 30 anos de idade, votar no seu projeto favorito através de SMS e da plataforma.

Participatory Budgeting Impact Assessment
The first experience of Participatory Budgeting (PB) in Portugal dates back to 2002. In the 17 years that followed, the country has witnessed almost two hundred initiatives, triggered by local authorities, three national practices promoted by the National Government, and two at regional level, carried out by the Governments of the Autonomous Regions of Azores and Madeira.

Avaliar os impactos do Orçamento Participativo
A primeira experiência de Orçamento Participativo (OP) em Portugal data de 2002. Nos cerca de 17 anos entretanto cumpridos, o país viu nascer quase duas centenas de iniciativas deste género, despoletadas por autarquias, três práticas de âmbito nacional, promovidas pelo Governo da República, e duas de nível regional, levadas a cabo pelos Governos das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira.

"Cidadania Inteligente" volta a reunir em Cascais
O Município de Cascais e a Nova School of Business and Economics vão realizar, pelo segundo ano consecutivo, a Academia de Cidadania Inteligente, um espaço de reflexão, debate e cocriação sobre formas mais intensas de viver a democracia e a participação cidadã.

"Smart Citizenship" meets again in Cascais
The Municipality of Cascais and the New School of Business and Economics in Portugal will hold, for the second consecutive year, the Smart Citizenship Academy, a space for reflection, debate and co-creation on more intense ways of living democracy and citizen participation.

Orçamentos Participativos no mundo vão ter um Atlas
A última edição do livro Hope for Democracy, de 2018, deixou evidente a dinâmica de crescimento dos Orçamentos Participativos no Mundo, nos últimos anos.

Participatory Budgeting in the world will have an Atlas
The latest edition of Hope for Democracy, in 2018, has made evident the growth momentum of Participatory Budgeting processes in the World in recent years. The rapid transformation of these experiences and their widespread dissemination gave rise to the idea of creating a Participatory Budgeting Worldwide Atlas, in order to facilitate access to all stakeholders.

Procuram-se voluntários para traduzir o livro "Esperança Democrática"
Com o objetivo de facilitar o acesso ao livro “Esperança Democrática – 30 Anos de Orçamentos Participativos” por parte do público proveniente dos países da lusofonia, está em curso uma campanha de mobilização de voluntários disponíveis para assegurar, a título gratuito, a tradução de inglês para português dos diferentes artigos que compõem esta publicação.