A ação enquadra-se no projeto "Linhas Estratégicas de Promoção da Participação Jovem", da responsabilidade do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ), que conta com uma prestação de serviços da Oficina, e que visa entender os interesses dos jovens e a forma como estes preferem exercer a sua participação na sociedade.
As gerações mais novas apresentam diversas particularidades, não somente grandes habilidades com o uso da tecnologia, mas também hábitos distintos e anseios muito próprios. Ao procurar perceber estas e outras características, fica claro que não é suficiente ouvir daqueles que trabalham diretamente com jovens, mas é crucial que lhes seja dada voz para que expressem, na primeira pessoa, a forma como perspetivam o mundo e o seu papel. Desta forma, a OFICINA e o IPDJ prepararam um questionário para inquirir os jovens sobre os seus hábitos de participação, as formas como a preferem exercer e os temas que mais os motivam. Por outro lado, está igualmente em curso um amplo processo de auscultação que visa compreender se os programas do IPDJ, orientados para a promoção da participação, estão alinhados e de que forma com as expetativas e as necessidades das camadas mais novas da população. Neste âmbito, têm vindo a ser ouvidos jovens de todas as regiões do país, técnicos e dirigentes do Instituto, bem como entidades com forte atuação nas matérias em apreço. O questionário aceita respostas de jovens com idades entre os 14 e 30 anos e está disponível em: https://forms.office.com/e/GhgdkHL4Lw
0 Comments
‘Melhora o teu Bairro!’ é o mote do Orçamento Participativo (OP) do Bairro de Laveiras, Caxias, em Oeiras, que pretende envolver os moradores na apresentação e decisão de projetos que contribuam para o desenvolvimento da sua comunidade.
Diferente das anteriores edições, este OP destina-se exclusivamente ao Bairro de Laveiras, em Caxias, escolhido para dar início a esta experiência piloto do ‘Orçamento Participativo em Bairro Municipal’. O Município de Oeiras irá afetar 100.000€ (cem mil euros) a esta iniciativa, sendo que cada projeto não poderá ultrapassar os 20.000€. O Orçamento Participativo em Bairro Municipal está dividido e várias fases:
Para mais informações consultar orcamentoparticipativo.oeiras.pt |
Categorias
Tudo
Histórico
Setembro 2023
|