OFICINA
  • Quem somos
    • Missão, Visão e Valores
    • Política de Qualidade
    • Transparência
  • Serviços
    • Democracia Participativa​
    • Planeamento e Avaliação
  • Projetos
  • Publicações
  • Vídeos
  • Notícias
  • Contactos

Hope for Democracy atinge 1000 downloads

10/26/2018

0 Comments

 
Imagem
​O livro Hope for Democracy, dedicado a uma análise sobre os trinta anos de orçamentos participativos no mundo, foi lançado a 28 de junho, na Assembleia da República, em Lisboa, e desde essa altura tem vindo a ser apresentado em diferentes fóruns em Portugal, Espanha e Rússia, estando também previstas ações do género no México e no Brasil.
 
Cerca de quatro meses depois do seu lançamento em suporte de papel e digital, o livro atingiu agora a marca simbólica de 1000 downloads, evidenciando o elevado interesse que a publicação tem gerado um pouco por todo o mundo, conforme se pode verificar no mapa que acompanha esta notícia.  
​
São esperadas mais algumas novidades até ao final do ano, com particular destaque para uma nova edição do livro, desta vez em russo e novamente com o apoio do Banco Mundial. 

​Hope for Democracy é uma edição conjunta da Oficina e da Epopeia Records. 
Imagem
0 Comments

Odemira vai criar Plano Municipal de Participação

10/24/2018

0 Comments

 
Imagem
​
​A Câmara Municipal de Odemira pretende reforçar o seu compromisso com o aprofundamento da democracia a nível local, razão pela qual decidiu avançar para a elaboração de um plano municipal de participação cívica. 

Reuniu, neste âmbito, representantes de vários serviços da autarquia para uma primeira jornada de trabalho conjunto, com o objetivo principal de efetuar o levantamento interno das práticas de participação previstas para o próximo ano. A sessão em apreço serviu também para mapear a incidência das referidas práticas ao nível do calendário, do território e dos grupos sociais a envolver, assegurando, assim, uma visão abrangente da ação da Câmara Municipal e reforçando a cooperação entre as várias equipas da autarquia. 
​
Esta jornada de trabalho foi dinamizada pela equipa da Oficina, à qual coube conceber o instrumento de diagnóstico interno das práticas de participação, coordenar as apresentações e o debate, bem como sistematizar as principais conclusões. 
Seguir-se-á uma fase de identificação de novas práticas de participação a desenvolver pelo Município, por forma a suprimir eventuais lacunas existentes e robustecer uma cultura de participação ao nível do concelho. 
Imagem
0 Comments

Hope for Democracy continua a correr o mundo

10/16/2018

0 Comments

 
Imagem
O livro Hope for Democracy continua a viajar pelo mundo. Desta vez foi apresentado em Cascais, Portugal, no dia 16 de outubro, no âmbito do encontro anual de duas redes internacionais promovidas pelo Banco Mundial, nomeadamente a Global Initiative for Fiscal Transparency (GIFT) e a Public Expenditure Management Peer-Assisted Learning (PEMPAL).

A apresentação ocorreu no âmbito de uma mesa-redonda coordenada por Nelson Dias e que reuniu as três iniciativas nacionais de orçamento participativo promovidas pelo Governo português.

O evento teve lugar na Nova SBE e contou com a presença de cerca de 80 participantes, sendo estes provenientes de 40 países dos cinco continentes.
A GIFT é uma rede global que visa facilitar o diálogo entre governos, organizações da sociedade civil, instituições financeiras internacionais e outros atores interessados, com o objetivo de encontrar soluções para os desafios da transparência fiscal e da participação pública.

A PEMPAL representa um esforço multilateral para o desenvolvimento de capacidades e partilha de experiências de reforma entre os países da Ásia Central e da Europa Central e Oriental. A iniciativa, lançada pelo Banco Mundial em 2005, visa procurar soluções para o gasto eficaz e transparente de recursos públicos. Trata-se, assim, de uma plataforma concebida para apoiar o reforço da capacidade interna dos governos ao nível da gestão financeira e das despesas públicas.

​A apresentação e distribuição do livro neste fórum permitiu que o mesmo viajasse (fisicamente) para países dos cinco continentes, chegando a interlocutores com responsabilidades políticas em instâncias governamentais, bem como em organizações internacionais.
Imagem
0 Comments

Estratégias Locais de Habitação

10/15/2018

0 Comments

 
Imagem
​A Secretária de Estado da Habitação e a Rede de Autarquias Participativas promoveram recentemente a realização de diversas sessões de esclarecimento sobre as Estratégias Locais de Habitação (ELH).
​

As Estratégia são instrumentos de planeamento de iniciativa municipal, que visam apoiar a concretização dos princípios orientadores da Nova Geração de Políticas de Habitação e enquadrar todos os pedidos de apoio no âmbito do 1.º Direito – Programa de Apoio ao Acesso à Habitação.
Imagem
As ELH devem atender às especificidades do território, não existindo modelos pré-definidos. Isto significa que as metodologias e os conteúdos devem ser elaborados caso a caso, assegurando o diagnóstico das necessidades habitacionais e a definição das prioridades de investimento. Esta dinâmica deve ser liderada pelos municípios, garantindo o envolvimento de outros atores do território.
​

Tratando-se de um tema muito recente e não existindo tradição na realização deste tipo de instrumento de planeamento, o Governo previu, através do Programa 1.º Direito, uma linha de apoio financeiro, à qual os municípios poderão recorrer para contratar serviços de acompanhamento técnico na elaboração da ELH. A Oficina possui uma equipa especializada na área do planeamento, encontrando-se, por isso, a prestar este tipo de serviços. Os interessados podem entrar em contacto connosco. ​
0 Comments

Cascais criou Academia de Cidadania Inteligente

10/15/2018

0 Comments

 
Imagem
Decorreu entre os dias 10 e 13 de outubro, na Universidade Nova SBE, em Carcavelos, uma Academia dedicada ao futuro da democracia, aos orçamentos participativos, às novas modalidades colaborativas entre Estado e a Sociedade e ao uso das tecnologias na promoção da participação cidadã. Estiverem presentes cerca de 80 participantes, provenientes de 21 países e 5 continentes.

No âmbito dos temas abordados, a Academia visou, entre outros propósitos, encontrar respostas para dois problemas complexos, nomeadamente: i) a construção de um referencial de indicadores de avaliação dos Orçamentos Participativos; ii) a produção de um filme educativo, destinado aos mais jovens, para explicar o conceito de democracia participativa.
Imagem
Ao contrário do habitual neste tipo de iniciativas, os participantes não estiveram reunidos em auditório mas sim em grupos distribuídos por mesas, para facilitar a troca de ideias e o trabalho colaborativo.
​

A Oficina marcou presença nesta Academia, tendo ficado a seu cargo a coordenação científica da mesma, no âmbito da colaboração mantida com a Câmara Municipal de Cascais.
0 Comments

    Categorias

    All
    Democracia Participativa
    Hope For Democracy
    Notícias
    Notícias
    Planeamento E Avaliação

    RSS Feed

    Histórico

    January 2023
    December 2022
    November 2022
    October 2022
    September 2022
    June 2022
    May 2022
    April 2022
    March 2022
    February 2022
    December 2021
    November 2021
    October 2021
    August 2021
    July 2021
    May 2021
    April 2021
    March 2021
    February 2021
    January 2021
    December 2020
    November 2020
    October 2020
    September 2020
    August 2020
    May 2020
    April 2020
    March 2020
    February 2020
    December 2019
    November 2019
    October 2019
    September 2019
    August 2019
    July 2019
    June 2019
    May 2019
    April 2019
    March 2019
    December 2018
    October 2018

Acreditamos nas pessoas | We believe in people

© Oficina, 2022
Política de Privacidade
Proudly powered by Epopeia Brands™ |  Make It Happen
  • Quem somos
    • Missão, Visão e Valores
    • Política de Qualidade
    • Transparência
  • Serviços
    • Democracia Participativa​
    • Planeamento e Avaliação
  • Projetos
  • Publicações
  • Vídeos
  • Notícias
  • Contactos